História de Pinheiros

23/05/2011 12:05

Um dos primeiros postos de pouso dos bandeirantes antes de cruzar a Serra da Mantiqueira e chegar ao Sertão dos Cataguás em busca das minas de ouro e diamantes, formou-se nesse caminho o lugar batizado de Curato do Jacu onde no final do século XVIII se instala a familia portuguesa de sobrenome Pinheiros.

Junto dela formou-se então um entreposto onde os bandeirantes abasteciam suas tropas com os alimentos cultivados pela família local, depois de abastecidos e descançados seguiam a Trilha dos Guainás.

Mais tarde com o aparecimento de novas expedições foram surgindo várias modificações na Trilha dos Guaianázes e novos caminhos foram traçados e com essas modificações Pinheiros já não é mais tão frequantada pelos bandeirantes, que passam então a trafegar com suas tropas pela Garganta do Embaú que mais tarde daria inicio a Vila Cruzeiro.

Neste novo caminho a transposição da Serra da Mantiqueira era menos cansativa e diminuía a distância percorrida até o porto de Paraty.

Somente por volta de 1816 após o assentamento dos INDIOS PURÍS entre o Rio das Cruzes e o Rio Entupido na Nova Aldeia de São João de Queluz, é que chegam ao Curato do Jacu por Carta de Sesmarias resgistrada na câmara da Vila de Lorena os desbravadores Manoel Novaes da Cruz e Honório Fidélis do esperito Santo sendo este na microregião que leva o seu nome: "Espirito Santo do Rio Claro", e aquele no Curato do Jacu. Ali se instalam e logo é erigida uma pequena capela em louvor a São Francisco de Paula. O nome do local deixa de ser Curato do Jacu e passa a ser chamado de São Francisco de Paula dos Pinheiros, devido ao santo e a primeira família que ali resisdiu e que servira de entrepostos aos bandeirantes, já que era tão conhecida pelos transeuntes que por ali passavam.

Pinheiros passa-se então a ser freguesia da Vila Queluz, por ato do presidente da província em 12 de agosto de 1845, a capela curada de Pinheiros e a capela curada da Barra Mansa do Jacu, na Vila Queluz, formaram então o Distrito de Paz de Pinheiros. Em 13 de março de 1846 foi denominada São Francisco de Paula dos Pinheiros. Com este nome foi elevado a municipio em 27 de junho de 1881, tendo sido depois renomeada para Pinheiros em 06 de novembro de 1906. E em 28 de dezembro de 1917criou o distrito de Lavrinhas distando seis quilometros de Pinheiros.

Em 21 de naio de 1934 reduzida novamente o municipio a condição de distrito e os dois passaram a ser subordinados ao municipio de Queluz.

Em 4 de setembro de 1937 foi novamente elevada a municipio constando os distritos de paz de Pinheiros e Lavrinhas. Em 30 de novembro de 1944, novamente extinguiu o distrito de Pinheiros incorporando-o a Lavrinhas e elevou esta a municipio. O distrito de paz de Pinheiros foi mais uma vez criado com sede no povoado do mesmo nome e com terras desmembradas da sede do municipio de Lavrinhas, em 24 de dezembro de 1948.

 

Site: https://www.lavrinhassp.blogspot.com/